quarta-feira, 23 de novembro de 2011

MEIAS KENDALL

NÓS TEMOS:



Indicações - Compressão na Gestação

Dr Marcondes Figueiredo
Porque gestantes estão mais propícias a ter varizes?
A incidência de varizes neste período é de 24% nas primíparas (primeiro filho) e de 50 a 76% nas multíparas (segundo filho em diante). Diversos fatores causam varizes na gestação, tais como o fator o hormonal, mecânico, predisposição hereditária, modificações fisiológicas da circulação pélvica e o aumento do volume de sangue.

O fator hormonal é o mais relevante no surgimento das varizes durante a gestação, uma vez que 2/3 delas aparecem já no primeiro trimestre da gravidez. Eventualmente pode ser atribuído ao volume do útero o surgimento das varizes vulvares no terceiro trimestre da gestação.Há também um aumento do fluxo sanguíneo uterino durante a gestação, causando ingurgitamento das veias ilíacas, dificultando a capacidade de drenagem das veias dos membros inferiores.

Quais são os sintomas das doenças venosas na gestação?
Os sintomas variam de caso a caso dependendo da gravidade da doença venosa. O sintoma mais importante é a dor nas pernas. Sua intensidade depende de vários fatores que são descritos como peso e cansaço, e eventualmente podem apresentar também ardor nas extremidades.

O edema acomete 50% das gestantes, mas nem sempre está relacionado às varizes. Costuma surgir nos últimos meses da gravidez e é mais acentuado no período vespertino, melhorando pela manhã ou com o repouso.


Quais são as medidas que a gestante deve tomar?
A fim de se prevenir a ocorrência da patologia, deve-se: evitar ganho de peso excessivo com uma dieta balanceada; praticar uma atividade física de preferência na água, hidroginástica ou apenas caminhar dentro de uma piscina 2 a 3 vezes na semana; praticar exercícios de alongamento e flexibilidade,o que melhora a respiração e a postura; fazer a drenagem linfovenosa nos membros inferiores 2 a 3 vezes na semana, com mobilização das articulações, para auxiliar na flebodinâmica.

Na presença de inchaço vespertino acentuado, recomenda-se o repouso intercalado: para cada 2 horas passadas em pé, deitar ou elevar as pernas e pés, estando sentado, por 1 hora.


Quais são as vantagens do uso da meia elástica na gravidez?
O uso da meia elástica melhora a dor e inchaço causados pelas varizes. A meia elástica deve ser prescrita sob orientação de receituário médico, observando o modelo: ¾, 7/8 ou calça; a compressão em milímetros de mercúrio (mmHg); o tamanho, à partir de medidas matinais, de acordo com o diâmetro do tornozelo, panturrilha e coxa.

A compressoterapia é sempre possível e em muitos casos, a única terapia. Ela praticamente não tem contra-indicações ou efeitos secundários.

CONHEÇA NOSSA NOVA LOJA

CONHEÇA NOSSA NOVA LOJA

FAÇA SUA LISTA DE ENXOVAL CONOSCO

FAÇA SUA LISTA DE ENXOVAL CONOSCO
Ganhe os convites!

Mais informações na loja!

Mais informações na loja!